Escape: The Curse of the Temple é um jogo cooperativo em que os jogadores - no papel de exploradores - devem escapar (sim!) de um templo (sim!) amaldiçoado (sim!), antes que o tempo acabe e mate um ou mais exploradores - o que faz com que o grupo perca. O tabuleiro é modular, e no inícial consiste de uma linha de três câmaras quadradas (os módulos ou tiles), cada uma mostrando uma combinação de dois símbolos. Todos os exploradores começam na câmara central – a Sala Segura – e cada jogador começa com uma mão de cinco dados. Escape é jogado em tempo real, com todos os jogadores rolando os dados e realizando ações simultaneamente. Você deve rolar os símbolos certos para entrar em uma sala, e se você houver uma porta aberta, você pode rolar para revelar a câmara seguinte e vincula-lo à porta, ampliando o mapa geral do jogo. O aspecto de tempo real é executado por uma trilha sonora para ser ouvida durante o jogo (ou alternativamente, através de uma ampulheta). Em certos pontos, a contagem regressiva começa, e se os jogadores não estão de volta à Sala Segura, eles perdem um de seus dados. Uma vez que a câmara de saída é revelada, os jogadores podem tentar escapar do templo. Se todos os jogadores escaparem antes da terceira contagem regressiva, todo mundo ganha, se não, todo mundo perde, não importa quantos jogadores escaparam.