A jogabilidade básica de Tsuro of the Seas se mantém parecida com o original Tsuro. Só que dessa vez ao invés de dragões os jogadores controlarão barcos que querem manter navegando no mar o máximo possível, isso é, quem se manter no tabuleiro por mais tempo, ganha o jogo. Em cada turno os jogadores vão colocando tiles no tabuleiro. Cada tile tem duas conexões em suas bordas, e conforme eles são colocados, vão criando uma rede de caminhos conectados. Quando um tile é colocado em frente à um navio, aquele navio navega até o fim do caminho criado em sua frente. Se o navio for para fora do tabuleiro, o jogador dono do navio está fora do jogo. A novidade em Tsuro of the Seas são os tiles daikaiju, que representam monstros e outras criaturas das profundezas. No turno do jogador, ele rola 2 dados de 6 lados. Se a soma der 6,7 ou 8, o monstro irá se mover, enquanto nas outras somas ele fica no lugar onde está. Se um monstro atingir um tile, um navio ou outro monstro, o objeto contra o qual ele bateu é removido do jogo. Quanto mais monstros no tabuleiro, mais rápido os jogadores irão se encontrar à caminho do fundo do mar…